sábado, 15 de maio de 2010

Escolha sua corda com sabedoria!!!

Saber escolher o encordoamento certo para sua guitarra é uma arte!

Em virtude da grande variedade de marcas e especificações disponíveis no mercado, ficamos confusos no momento de optar pelo jogo de cordas mais adequado.
Cordas possuem materiais variados, tipos de enrolamentos específicos e calibres diferentes. Todas essas especificações associadas ao modelo do seu instrumento, ao estilo musical e principalmente a sua "pegada" ¬ ajudam a definir o tipo mais apropriado a ser escolhido.

Materiais Variados

Pure Nickel: revestimento em níquel com núcleo de aço. Esse material é magneticamente fraco, o que resolvemos com uma aproximação maior dos captadores. A característica é de um som mais "vintage" por apresentar mais suavidade e menos saída.

Nickel Plated Steel: revestimento em níquel e aço com núcleo de aço. Pelo fato de conter o aço na liga de revestimento, os encordoamentos com referido material oferecem uma maior tração magnética. Produzem maior intensidade de volume na captação da vibração das cordas. É o mais utilizado por guitarristas.

Stainless Steel: revestimento de aço inoxidável em núcleo de aço. Essa liga de aço promove um som mais limpo, com volume acentuado e muito brilho. Oferece também uma durabilidade maior, sua tração magnética é muito forte afetando a captação natural da vibração da corda, dependendo da proximidade do captador. Esse tipo de material é um pouco mais rígido e não tão suave ao toque.

Gold: Desenvolvida recentemente pela indústria alemã, a corda é banhada a ouro 24 quilates em núcleo de aço. Oferece um som rico e brilhante. Esse tipo de material diminui os efeitos de corrosão, e a liga é antialérgica. Além da variação de materiais, o mercado disponibiliza cordas revestidas que custam um pouco mais que as convencionais. Os encordoamentos do tipo "longa vida" prometem maior proteção das cordas, mais durabilidade e maciez.

Tipos de Enrolamentos Específicos

O enrolamento refere se ao tipo de revestimento que envolve o material liso, ou seja, o núcleo que é o material principal.

Roundwound: arredondado interna e externamente.
Aspereza ao toque, brilho, volume e alta sustentação.
Tipo mais utilizado e de custo relativamente baixo.

Flatwound: plana interna e externamente. Corda totalmente lisa, muito usada por jazzistas em guitarras acústicas e semi-acústicas. Possui baixo atrito e pouca intensidade de volume e ataque. Boa opção para sons limpos.


Groundwound ou Halfflat: arredondada interna e lisa externa. Tentativa de idealizar uma corda Flat soar como uma Roundwound. Possui um pouco mais de brilho que a Flat.

Hexwound: núcleo e enrolamento externo hexagonais permitem uma ligação mais estreita e segura entre ambos. Promove um timbre mais preciso melhorando a qualidade tonal das cordas. É menos confortável e causa desgaste maior dos trastes.

Calibres Diferentes (gauges)

O calibre (gauges) das cordas referese ao diâmetro da mesma. Mas no que isso interfere? Timbre, tocabilidade e ajustes.

Usualmente apresentado em polegadas, o calibre do jogo de cordas é indicado pela primeira corda, a mais aguda. Ou seja, no jogo. 010 a "mizinha" é quem possui essa medida como referência.
Existe uma variação de medidas de: 008 até 0.14 polegadas. Desta forma, a de menor numeração é considerada como extralight e a de maior calibre, a ultraheavy ou jazz.

Os jogos híbridos são encordoamentos que misturam medidas de dois jogos: uma. 009 híbridas contêm as primas desse jogo na medida tradicional e os bordões de numeração de um jogo. 010. É ideal para quem gosta de vibratos e bends macios com um som mais pesado para tocar os bordões.
Medidas de jogos que diferem do padrão tradicional, são considerados híbridos. Ainda existem cordas com valores intermediários de medidas: 0095 polegadas.

Timbres

Encordoamentos de calibres maiores aplicam uma tensão maior no instrumento. O que oferece mais volume e sustentação da nota (sustain) ¬ um som mais encorpado. Tensões altas vibram em maior freqüência provocando movimentos ondulatórios mais curtos na corda. Propiciando menor probabilidade de trastejamento.

Já as cordas de calibres menores oferecem um som mais magro e anasalado, dependendo da diminuição da bitola. São cordas de baixa tensão, vibrando com menor freqüência ¬ aumentando as chances de trastejamento com a ampla ondulação das mesmas.

Tocabilidade

Quanto menor o diâmetro da corda, menor a tensão ¬ a corda fica mais leve, e mais macia no braço, facilitando a utilização de bends, vibratos.
Com o aumento do calibre nota se a necessidade de exercer maior pressão sobre as cordas. A alta tensão dificulta a tocabilidade. Neste caso, o músico necessita de adaptação à nova espessura das cordas.

Ajustes

A opção por um jogo de cordas de calibre maior ou menor, em relação ao instrumento, atente para alguns ajustes:

• Adaptação das cavidades do nut (pestana)
• Ajuste no tensor
• Regulagem da altura dos carrinhos da ponte


Com relação a marcas, a variedade é imensa de marcas nacionais e internacionais. O custo baixo ou custo alto, cada qual com características distintas com méritos e deméritos. O quesito de gosto pessoal é relevante! Leve em consideração as informações desta matéria, tente compreender melhor as especificações técnicas das embalagens dos encordoamentos. E defina um critério de escolha das marcas disponíveis.
Escolher o encordoamento certo envolve conhecimentos específicos que são levados em consideração. O mais importante é saber que não existe uma fórmula que definirá o que é bom ou ruim. As tentativas de acertos e erros são os seus principais aliados nessa busca incansável: priorize em primeiro lugar o seu estilo musical. E não abra mão do conforto da "pegada" na hora de partir para a arte de tocar guitarra!

Fote: Guitar mind



Encordoamento para Guitarra: Diâmetro x Tensão

Normalmente chamamos de tensão o que deveríamos chamar de diâmetro ou espessura. Quando dizemos que um encordoamento de guitarra é 0.09, significa que a corda mais fina do jogo possui este diâmetro.

Cordas 0.08 – É uma corda extremante leve. São recomendáveis apenas a aqueles que não podem fazer muita força/esforço com os dedos, ou seja, tanto guitarristas iniciantes, mulheres e alguns poucos guitarristas solos. Nos anos 80, este tipo de encordoamento foi muito popular, pois era usado por guitarristas que tocavam heavy-metal, devido à facilidade de tocar rápido, mas que no fim acaba gerando um som de guitarra nada encorpado, muito mais fraco e magrinho. E outra desvantagem é que arrebentam muito fácil.

Cordas 0.09 – São as mais usadas no mundo. Isso porque elas são amplamente utilizadas por guitarristas iniciantes e guitarristas solos. Possuem um bom som, de um modo geral brilhante e cristalino, e sua principal característica é o fato de facilitar a agilidade e velocidade na execução de técnicas como bends, tapping, arpejos entre outros.

Cordas 0.10 – É sempre a mais indicada. Isso por que as cordas 0.10 proporcionam o timbre mais versátil possível às guitarras. Ideal para 80% dos guitarristas. O som vem na medida certa, possibilitando graves suficientes e brilho inquestionável. Os bends ainda continuam fáceis e a 0.10 é excelente para execução de Power Chords (base) e variados estilos que utilizam distorção. E a corda nova, de boa marca, em uma guitarra bem regulada (ponte e braço) dificilmente vai arrebentar.

Cordas 0.11-Pesada. É um tipo de corda muito rígida. Possui um timbre bem característico e muito bom, recheado de graves. É a mais usada em guitarras do tipo Les Paul, Stratocasters e Semi-Acústicas. E dificilmente vai conviver bem com uma guitarra com micro-afinação (a ponte possivelmente vai ficar inclinada...). é indicada para, apenas para guitarristas que já estão há algum tempo na estrada. É muito usada no blues, no Rock and Roll e no jazz.

Cordas 0.12 - É um tipo de corda extremamente pesada. Com ele é mais fácil de empenar o braço do instrumento devido à tensão gerada. É usada apenas por guitarristas experientes, normalmente de Blues e Jazz, e com o devido acompanhamento de um Luthier. Além disso, dificulta a realização de várias técnicas e gera fadiga muscular, devido ao esforço repetitivo. Mas o som, para quem as utiliza bem, é realmente perfeito, grave e encorpado, de altíssima qualidade.

De 0.12 pra cima, são recomendados somente para guitarristas profissionais e muito bem orientados.

Fonte: Mundomax

7 comentários:

  1. Isso me ajudou muito mais ainda estou com uma duvida , se voce poder me respoder eu fico agradecido.
    Eu tenho uma Les Paul (Memphis) eu gosto de tocar musicas do Guns N'Roses ( hard rock , rock and roll) mais não sei qual o calibre da corda que devo compra. alguem pode me ajudar?
    A marca ( Ernie Ball ) é um incordamento bom ou ruim?
    Meu email é: andrewalves2009@hotmail.com

    vlw...

    ResponderExcluir
  2. amigo recomendo pra esse estilo de musica e intrumento usar um encordoamento 0,10 padrão ja com relação a qualidade da corda só seu bolso irá dizer, se esta afim de um encordoamento otimo, duravel, sendo que posso lhe dizer um dos mais usados no mundo vai de elixir 0.10 custa em media 35 a 40 reais só que dura o dobro das normais, nao oxida nem enferruja

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se é vendido jogo de cordas hibridas tipo o.13?
    pois queria usar bordão com 14!
    e não acho cordas de nº 0.14. Tbém li no seu blog que é esse calibre é voltado à musicos profissionais, mas mesmo usando afinação baixa em "B" teria algum problema?
    estou usando 0.12 e está muito mole.
    aguardo resposta.
    té +

    ResponderExcluir
  4. Andrew:

    Cara, eu curto a corda da ernie ball, ela apresenta um som bom. Já coloquei varias vezes ernie ball na minha guitarra. Eu acho que, como sua guita é uma Menphis, eu colocaria uma 0.10. Mas vai uma dica, hoje eu só uso elixir, pois ela possui um som muito bom e dura muito mais que as outras... E se vc gostar de uma corda específica, compre-a e então passe WD40, isso ira fazer a vida útil das cordas crescer muito.

    ResponderExcluir
  5. Alex

    Eu não me vejo tocando com um encordamento de calibre tão grande assim. Eu penso que, se você quiser fritar (metaleiro frita), não sei se sera a melhor opção... Eu uso 0.10 e com um captador ativo (olhar meu tópico dos captadores)tu tira qualquer coisa, desde mallmsteem até slipknot. Porém, som limpo não via ser sua "praia" ai...

    Mais dúvidas, só falar.

    ResponderExcluir
  6. e Alex, sobre a corda de calibre maior, seria melhor tu levar a guitarra à um luthier para ele ver se tua guitarra aguenta, e claro, se colocar a corda, regula-la.

    T+

    ResponderExcluir
  7. Cara na boa ali você diz "0.011 - Pesada. É um tipo de corda muito rígida."

    Eu coloquei uma Ernie Ball 0.011 - 0.048 na minha guitarra e percebi uma pouquíssima pra não dizer nenhuma diferença da 0.010 - 0.046, no resto muito esclarecedor, parabéns pelos seus tópicos cara...
    Eu achava que pelo fato de eu estar começando ia ficar ruim, totalmente ao contrário meus treinos estão valendo muito mais...
    E da 0.010 pra 0.011 só foi preciso regular a ponte o braço não mudou nada da última regulagem que eu fiz (só a nível de informação)...

    ResponderExcluir