quarta-feira, 25 de maio de 2011

Blindar guitarra com Tinta condutiva

Blindagem nada mais é do que o isolamento interno da parte elétrica de um instrumento contra interferências de campos elétricos ou eletromagnéticos externos (que geram ruídos).

Com isso, ao envolver totalmente a cavidade com material condutivo, cria-se um campo elétrico nulo em seu interior. Isso ocorre, pois, ao tampar a cavidade, as cargas se distribuem por igual nas extremidades cancelando o campo interno.

Toda essa teoria foi desenvolvida por Michael Faraday dando origem a um experimento conhecido como Gaiola de Faraday (utilizada em diversas grandezas elétricas).

Agora que todos já sabemos para que serve a blindagem de um instrumento, vamos a mais um passo-a-passo de como isolar uma cavidade com tinta condutiva.

Ingredientes:

Foto 01

- Seladora
- Thinner
- Grafite em pó (de 3 a 5 potes)
- Pincel
- Recipiente de vidro
- Pedaço de Papel

Como fazer:

Foto 02

1. No recipiente de vidro, coloque 1/3 de seladora e 1/3 de thinner. Aos poucos acrescente o pó de grafite e mexa a mistura com o pincel até que o mesmo se dissolva formando uma massa homogênea, Palmirinha!

Foto 03

Como saber o ponto? Quando a mistura obtiver uma consistência cremosa (não muito rala, mas também não muito grossa) quer dizer que está no ponto para ser utilizada nas atividades de blindagem.

Foto 04

2.Na guitarra: as cavidades estão com tinta e verniz. Sendo assim, a tinta não adere na superfície. Portanto, com uma estopa embebida em thinner, passe por toda a cavidade – o que garantirá a retirada de camadas superficiais de verniz. Assim a tinta condutiva consegue uma melhor adesão.

Foto 05

O pedaço de papel serve como balsa para o pincel transitar entre o pote de tinta condutiva e o corpo da guitarra a fim de evitar catástrofes na pintura do mesmo.

Foto 06

2. Passe a tinta em toda base da cavidade.

http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2011/04/blindagem_tinta7.jpg

E nas paredes laterais.

Foram necessárias duas demãos de tinta. A segunda para cobrir as falhas da primeira e assim garantir a condutividade do material da gaiola.

Dependendo da espessura da mistura que for produzida, são necessárias diversas demãos.

Mas como eu sei quanto está bom?

Você pode consultar o multímetro e ele deve acusar menos de 1 Kohms.

Foto 08

Resultado da blindagem com tinta condutiva.

Para fechar à gaiola, é necessário forrar a parte interna do escudo com fita de cobre adesiva ou papel alumínio (esses de cozinha mesmo) com fita dupla-face.


Todos os Créditos a Luthier Paula Bifulco (Pauleira)

Tópico retirado do ForumCifraclub e o usuário qeu enviou foi o Sir.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário