quinta-feira, 26 de maio de 2011

Potenciometros para guitarra. Qual?

odo componente eletrônico tem uma margem de erro de 5% ou 10% pra mais ou menos.

Isso está dentro do tolerável ou aceitável!

E se tratando de potenciômetro pra guitarra e potenciômetro é assunto que rende uma certa polêmica!

Quando precisei trocar o potenciômetro de volume da minha Fender (250K tipo A) por mera curiosidade eu resolvi pegar um multímetro pra conferir a resistência!

Então resolvi testar todos os potenciômetros "genéricos xing-ling" e também os da CTS (os mesmos usados pela Fender e Gibson) que eu tenho aqui em minha gaveta.

Resultado:

Dentre os xing-ling que eram cerca de uns 20 o único que estava fora da tolerância era um com 200K ao passo que todos os outros tinham entre 230 e 250K.

Dentre os da CTS que eram cerca de uns 15 de 250K tinha um com 130K, um com 310K e os outros variavam bastante entre 210 e 260K!
Lembrando que os CTS possuem muito mais resistência a várias soldas, mas além de caríssimos, são muito duros de girar.

Conclusão:

Achei isso absurdo!

Chega um cliente aqui pra trocar captadores e às vezes acaba trocando também os pots de sua guitarra.

Suponha que eu coloque sem querer uma porcaria dessas de 130K na guitarra e isso faz uma diferença muito grande num instrumento.

Se eu colocar um pot de 130K no volume de uma strato ele vai matar um bocado do som.

Ai então o cliente sai por aí dizendo que os captadores não prestam ou que meu trabalho foi ruim.

Não é verdade?

Então fica ai a dica seja você Profissional na área ou não verifique bem os potenciômetros antes de instalá-los!

Agora vai virar procedimento padrão por aqui: Todos os pots serão conferidos e os que tenham um desvio muito grande vão ser separados e usados somente em casos muito específicos!

Até porque às vezes uma stratocaster pode ser muito aguda e eu poderei usar aquele pot de 200k no tone para solucionar o problema.

Pessoal esse texto foi feito pelo Luthier Rafael Gomes eu dei algumas editadas, mais para facilitar a leitura aqui no fórum mesmo, mas a fonte de matéria é de Rafael Gomes que é luthier em Fortaleza, Ceará!


Texto retirado do Forumcifraclub.com.br/forum e foi enviado pelo Sir.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário