quinta-feira, 26 de maio de 2011

Como trocar os trastes da guitarra

Depoimento exposto pelo Fabio Seiji ao ForumCifraClub:

Importante esquentar os trastes antes com um ferro de passar ou ferro de solda para amolecer a cola e diminuir o risco de lascar a escala; mas precisa ter cuidado para não esquentar demais e queimar alguma coisa.
Depois é só enfiar uma lâmina por baixo do traste para levantar e retirar com um alicate ou na mão mesmo se estiver fácil.

Para colocar os novos dê preferência para trastes enrolados ao invés de comprar aqueles em varetas retas, pois facilita a instalação.
Corte os trastes com uma pequena folga. Passe uma pequena quantidade de cola no pézinho do traste (o tipo de cola vai depender da folga do slot e da cola que tinha antes), coloque o traste no slot, apoie uma madeirinha em cima para martelar.
Martele do meio para as pontas, se vc martelar das pontas o meio pode ficar uma barriga e vc nunca mais vai conseguir abaixar, só no nivelamento. Depois de todos os trastes instalados dê acabamento nas laterais com uma lima; muito cuidado para não limar a escala, para isso vc pode proteger a escala com fita crepe mas isso não vai proteger se vc não tiver muito cuidado.
Esse acabamento nos trastes pode ser feito antes deles serem instalados, mas aí vc não terá folga na colocação, terá que ser feito exatamente da largura da casa, terá que colocar os trastes exatamente na ordem e terá que instalar exatamente no lugar, pois não terá folga nas laterais; mas facilita o arredondamento dos cantos dos traste que é difícil de fazer sem a lima adequada.
Depois de retirada a sobra nas laterais e devidamente chanfrado e arredondado para não machucar a mão precisa nivelar os trastes para que eles fiquem exatamente na mesma altura.
Coloque uma régua de aço deitada de lado sobre os trastes para ver o nivelamento. Corra a régua de lado a lado da escala para verificar o quanto terá que ser retificado.
Usando um bloquinho de madeira aplainado (comprimento da lixa) com uma lixa colada (d'água grão 320 ou 220 no máximo se estiver muito desnivelado) ou uma pedra de amolar (não pode estar gasta, precisa estar perfeitamente plana) vc vai fazer o nivelamento sempre prestando atenção nos pontos onde vc precisa fazer mais pressão.
Essa parte é muito delicada e se vc não tiver muita habilidade pode por tudo à perder.
Proteja a escala com fita crepe para não rficar suja com as lasquinhas dos trastes. Deslize o bloquinho com lixa ou a pedra de amolar sobre os trastes no sentido de comprido. Verifique constantemente com a régua onde estão os trastes mais altos, risque com um lápis mole para se orientar; lembre-se que o traste pode estar mais alto de um lado e mais baixo de outro. Para ajustes mais finos troque a lixa por outra mais fina; sempre no máximo 50% maior que a anterior (220 >> máx 330, 320 >> máx 480, 400 >>máx 600 assim por diante)
Depois de perfeitamente nivelado os trastes, se eles ficaram muito chatos na parte de cima vc pode arredondar ou apenas uma leve arredondada para tirar os cantos vivos. Dê acabamento em todos os cantos para não ficar pontas
Eu lixo os trastes até lixa 1200, 1500 ou 2000 e depois passo massa de polir. Esse polimento pode ser dado com uma miniretífica pra facilitar... eu faço à mão para não voar massa no meu olho, hehehe; mas a miniretífica agiliza bastane pra quem não tem muita experiência, mas cuidado para não marcar a escala (mesmo que esteja protegida com fita crepe)


E aqui como faz uma Retifica:
http://www.youtube.com/watch?v=hymlB3lGGCk

Nenhum comentário:

Postar um comentário